Fotógrafo de vinhos ucraniano Arsen Fedosenko morre em Conflito

Arsen Fedosenko

Os produtores de vinho e colegas militares homenagearam o Capitão Arsen Fedosenko, que atuava como fotógrafo no departamento de comunicações estratégicas das Forças Armadas da Ucrânia. Fedosenko foi ferido na região de Kharkiv em junho e faleceu no hospital um dia depois, segundo a Wines of Ukraine.

Um serviço fúnebre foi realizado em Kyiv em 13 de junho, onde algumas de suas fotos foram exibidas. Fedosenko, que se juntou ao exército ucraniano como correspondente em março de 2022, era fotógrafo há mais de duas décadas e se destacou no setor vinícola ucraniano.

História e Contribuições

Fedosenko aspirava a promover o vinho ucraniano através da fotografia artística. A Wines of Ukraine destacou seu talento como fotógrafo, designer e artista, além de seu entusiasmo pelo vinho. Ele planejava lançar um livro de fotos sobre a vinicultura artesanal ucraniana e visitou mais de 30 vinícolas no país.

Legado e Impacto

Arsen criou rótulos e logotipos para várias vinícolas, organizou degustações e palestras sobre vinhos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da vinicultura ucraniana. Ele deixou uma esposa e dois filhos, e seu legado será preservado por sua família, amigos e a comunidade vinícola ucraniana.

Contexto do Conflito

Fedosenko foi o 82º trabalhador da mídia morto desde a invasão em larga escala da Rússia em 2022, segundo o Instituto de Informação de Massa (IMI). Em fevereiro de 2024, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky relatou a morte de 31,000 soldados ucranianos. Um relatório da ONU de maio de 2024 contabilizou 32,989 vítimas civis, incluindo 11,126 mortos e 21,863 feridos.

Fontes:

  1. Wine Travel Awards
  2. Wines of Ukraine